“Bad Romance” está incluído no álbum “The Fame Monster”, o EP que deu seguimento ao álbum anterior, “The Fame”. Tornou-se o primeiro single, que dominou todas as paradas musicais do mundo. A faixa foi escrito por Lady Gaga e produzida pelo cobiçado e talentoso produtor RedOne.
Segundo a ”Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI)”, “Bad Romace” ficou em #2 lugar em número de vendas em 2010 no mundo todo. Mais de 10 milhões de cópias do single foram vendidas em todo o mundo.
"Bad Romance" foi o segundo single na história a ser indicado para 10 prêmios no MTV Video Music Awards. A canção foi um sucesso entre críticos, fãs e público geral, conquistando uma legião de novos fãs para Gaga e agradando os ouvidos daqueles que não eram acostumados a sua arte ainda. Na sua lista das 100 melhores canções de todos os tempos, a Time Magazine postou em seu site sua opinião sobre a música:
"As estrelas pop não deveriam ser doces? [...] Gaga não quer isso. No primeiro single de seu segundo álbum, ela anseia por um relacionamento destrutivo que sabe que vai terminar em desastre. (Ou, de acordo com o vídeo da música, uma cama queimada com um cadáver.) Ela vai brincar com sua mente. Ela vai te usar. ‘Bad Romance’ é uma faixa de dança contagiante sobre todos os sentimentos loucos e confusos que as pessoas têm um pelo outro."
No Brasil, a canção ficou em #1 lugar de quase todas as rádios, desde as grandes rádios até as independentes. Até hoje, quando se fala em “Lady Gaga”, a maioria das pessoas brasileiras (que não possuem muito conhecimento sobre música pop) associam a cantora ao “gaga u lá lá” ou o “ooooh oooooh” de “Bad Romance”.
A faixa ganhou duas versões em remix, dividida em “Bad Romance The Remixes” e “Bad Romance The Remixes Pt.2″. Ambas tiveram a colaboração de grandes DJs e produtores, como Chew Fu, Kaskade, e o novo novo queridinho da música eletrônica alternativa Skrillex.
O videoclipe da faixa foi lançado no dia 23 de novembro de 2009, e também foi um marco na indústria da música. Mais sobre o vídeo, vamos deixar a análise para o mês que vem, já que falta pouco para o vídeo completar 3 anos de existência.
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